data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Felipe Dalla Valle (Palácio Piratini) /
Depois de um dos anos mais difíceis para a aviação, o Rio Grande do Sul passará a contar, a partir de maio, com oito novas rotas regionais - incluindo cidades que há muitos anos não contam com voos comerciais. O anúncio foi feito pela Azul Linhas Áreas durante visita do governador Eduardo Leite (PSDB) às instalações da empresa em Barueri (SP), nesta sexta-feira.
Bagé, Canela, Erechim, Santana do Livramento, São Borja, Santa Cruz do Sul, Santa Rosa e Vacaria são as novas bases de operação da Azul. Todos os voos terão ligação com Porto Alegre e serão cumpridos com as aeronaves Cessna Gran Caravan, de nove assentos, da Azul Conecta. A ampliação só foi possível pelo trabalho de aproximação do governo com as companhias áreas e da revisão dos incentivos à aviação regional.
Antes de São Paulo, Azul quer segundo voo para Porto Alegre
- Seremos o Estado mais conectado do país, sendo que temos a sexta maior população. É uma grande notícia, afinal, além de conectar pessoas, seja para turismo ou visitar pessoas queridas, representa um incremento importante de logística. E logística é fundamental para o desenvolvimento de um Estado, por isso é um dos pilares da nossa agenda de governo em prol da competitividade - afirmou o governador, em anúncio por videoconferência aos prefeitos dos municípios que serão atendidos e a deputados da Frente Parlamentar da Aviação Regional.
De acordo com o presidente da Azul, John Rodgerson, além da retomada e da abertura de rotas regionais - cujas operações começam em maio, mas a venda de passagens se inicia em março -, a empresa também ampliará algumas rotas já existentes. A inclusão das novas operações fará com que a Azul tenha, em média, 54 decolagens diárias a partir do Estado, sendo 12 realizadas pela Azul Conecta.
Vacinação tem filas extensas, horas de espera e aglomeração em postos de saúde
- De uma só vez, a Azul passa a atender oito novos destinos no Rio Grande do Sul. É um grande marco na história do Estado e da nossa empresa. Isso reforça a promoção do turismo e do desenvolvimento da economia em todas as regiões do Estado. Estamos felizes e ansiosos para iniciar essa operação e oferecer a opção do transporte aéreo para mais cidades do interior do Rio Grande do Sul. Cada novo voo mexe com todo o dinamismo turístico e econômico do Estado e temos certeza de que essas novas operações colocarão as oito cidades em um outro patamar, sendo conectadas com todas as regiões do Brasil e do mundo por meio da nossa malha - afirmou Rodgerson.
A companhia manteve sua operação em Porto Alegre durante a pandemia e reiniciou os voos em Pelotas e Santa Maria em dezembro do ano passado. Em fevereiro deste ano, foi a vez de Uruguaiana, Santo Ângelo e Caxias do Sul voltarem a receber aeronaves da companhia. O último aeroporto a ser reaberto será o de Passo Fundo, que passa por obras de melhoria estrutural. A empresa anunciou que pretende retomar as ligações desse município com Campinas em 12 de maio, rota já contemplada com Caxias do Sul.
Depois de cinco semanas na bandeira vermelha, AMCentro voltará a adotar cogestão
Nas novas rotas, Canela contará com um voo diário para Porto Alegre, enquanto Bagé, Erechim, Santa Cruz do Sul, Santa Rosa e São Borja receberão quatro operações semanais. Neste início das ligações com a capital gaúcha, Livramento e Vacaria terão a opção do modal aéreo três vezes por semana.
*Com informações do governo do Estado
AS NOVAS ROTAS
- Bagé - 4 voos semanais
- Canela - 7 voos semanais
- Erechim - 4 voos semanais
- Livramento - 3 voos semanais
- Santa Cruz do Sul - 4 voos semanais
- Santa Rosa - 4 voos semanais
- São Borja - 4 voos semanais
- Vacaria - 3 voos semanais
ROTAS ATUAIS E AMPLIAÇÕES
- Caxias do Sul - 1 voo diário (reiniciou voos em fevereiro)
- Passo Fundo - 3 voos diários (a partir de 12 de maio)
- Pelotas - 1 voo diário (reiniciou voos em dezembro de 2020)
- Porto Alegre (não parou durante a pandemia)
- Santa Maria - 1 voo diário (reiniciou voos em dezembro de 2020)
- Santo Ângelo - 1 voo diário (reiniciou voos em fevereiro com 4 voos semanais, mas a partir de maio passará a ter 1 voo diário)
- Uruguaiana - 1 voo diário (reiniciou voos em fevereiro com 4 voos semanais, mas a partir de maio passará a ter 1 voo diário)